Em declaração ao Hollywood Reporter, Ben Affleck confirmou sua decisão alegando ser muito difícil entregar um ótimo trabalho se dedicando na direção e na atuação como Batman, sendo o mais correto manter o foco no papel:
Alguns personagens tem lugar muito especial no coração de milhões de pessoas, e interpretar o Batman demanda muito foco, paixão e a melhor atuação que posso dar. Com tudo isso, se tornou claro para mim que não posso fazer as duas coisas, atuar e dirigir no mesmo nível que o projeto exige. Juntamente ao estúdio, decidimos buscar uma parceria com um diretor que colaborará comigo nesse filme grandioso. O filme sairá, neste momento estamos buscando um diretor. Continuo comprometido com o projeto e estou ansioso para dar vida ao filme para os fãs do mundo todo.
Logo o estúdio, Warner Bros. apoiou totalmente a declaração de Ben Affleck e em nota oficial disse:
A Warner Bros. apoia totalmente a decisão de Ben Affleck e permanece comprometida em trabalhar com ele para que possamos dar vida ao novo filme solo do Batman.
Desde julho de 2016 quando Affleck foi anunciado como o diretor do próximo longa do Batman, vários rumores vinham tomando conta da mídia em relação a data de início de produção do filme. Ben Affleck sempre garantiu que só começaria a rodar o filme, quando o roteiro estivesse perfeito para isso.
O estúdio espera lançar o filme em 2018, porém Batman retorna as telonas em 16 de novembro deste ano, no filme da Liga da Justiça.