Oscar será exibido oficialmente via YouTube em 2029
A partir de 2029, as transmissões do Oscar passarão a ser via YouTube globalmente de forma gratuita. Entenda!
Novidade no mundo do cinema, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou nesta quarta dia 17 de dezembro que a maior premiação de Hollywood, o Oscar, passará a ser transmitido no YouTube a partir de 2029 de forma gratuita.
Segundo informações da Variety, um acordo foi assinado junto a plataforma para que as transmissões da premiação sejam feitas sem custos e globalmente, contrato este válido até 2033.
Vale destacar que atualmente os direitos de exibição do Oscar nos Estados Unidos estão nas mãos da Disney e é exibido em seu canal aberto, a ABC, até 2028.
Desta nova forma acordado com o YouTube, os idealizadores do Oscar acreditam que o evento se tornará mais acessível ao público global fãs de cinema que se interessam cada vez mais pela cerimônia de entrega das premiações. A inteção é de que as transmissões sejam feitas com legendas de áudio em vários idiomas.
Um comunicado oficial sobre o assunto foi emitido pelo CEO da Academia, Bill Kramer e da presidente Lynette Howell:
“A Academia é uma organização internacional, e essa parceria nos permitirá expandir o acesso ao trabalho da Academia para o maior público mundial possível — o que será benéfico para nossos membros e para a comunidade cinematográfica. Essa colaboração aproveitará o vasto alcance do YouTube e enriquecerá o Oscar e outros programas da Academia com oportunidades inovadoras de engajamento, ao mesmo tempo que honramos nosso legado. Poderemos celebrar o cinema, inspirar novas gerações de cineastas e proporcionar acesso à nossa história cinematográfica em uma escala global sem precedentes”.
O ano de 2025 foi intenso para a Academia que buscaram por novos parceiros de exibição com interesses demonstrados da Netflix e NBCUniversal, porém rumores apontam que o YouTube acabou pagando mais de nove dígitos pelos direitos.
Até aqui, a Disney paga por volta dos 100 milhões de dólares para exibição da premiação, porém buscavam uma renegociação devido a baixa audiência registrada nos últimos anos do Oscar.



